domingo, 19 de abril de 2009

Reflexão Inicial

“A idéia de que a educação só é possível quando o professor e o aluno acham-se fisicamente no mesmo lugar vem do tempo em que a palavra, o gesto e o desenho eram os únicos meios de comunicação disponíveis...” (Bordenave, 1987)

Com o advento da tecnologia, foi possível conceber um novo conceito de educação, onde o professor e o aluno conseguem se relacionar academicamente sem ser necessária a presença física de ambos num mesmo ambiente.

É considerada hoje como um dos eficientes meios de transpor as barreiras que impedem o encontro físico entre as pessoas e, ao contrário do que dizem os críticos, demanda de uma dedicação incomum entre os participantes do processo, favorecendo o aprendizado e a aquisição de responsabilidades.
No entanto, há quem diga que a educação a distância é um sistema educacional falho, onde não ocorre de fato o relacionamento afetivo entre educador e educando e onde algumas pessoas fingem que aprendem e outras fingem que ensinam.
Não vejo a EAD como o motivo dessa negligência para com a aprendizagem. Os que fingem que aprendem e ensinam estão presentes também dentro das salas de aula e não apenas na Educação a Distância, assim as críticas proclamadas por quem AINDA não se aprofundou na matéria para fundamentar melhor suas opiniões se tornam inverdades.

Há evasão também nos cursos a distância, e tais razões são semelhantes às razões do abandono escolar no âmbito da educação presencial. As pessoas passam por dificuldades, que uma hora ou outra, conscientemente ou não, ocasionam a opção por não mais frequentar a sala de aula ou deixar de lado o curso virtual.
Em sua maioria, as pessoas escolhem a EAD pela conveniência, comodidade e flexibilidade que encontram em um ambiente virtual. Assim, conseguem conciliar as demais atividades com o curso não presencial. Mas, como em qualquer atividade, às vezes é complicado marter-se motivado nos estudos, e como consequência ocorre o abandono dos cursos (presenciais ou não). Assim, não há de se falar que a EAD favorece o abandono do curso pelo aluno, pois esse fato é comum aos demais âmbitos educacionais, em geral.

No próximo post, começarei a introduzir o histórico da EAD.

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Eh, concordo que a problemática da evasão não se dá necessariamente pelo método; tanto que a evasão faz parte do histórico da educação formal, logo, ela existirá, sendo o curso presencial ou não, por existirem vários aspectos que influenciam a decisão daquel@ alun@.

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